quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pequeno ensaio sobre Gestão de Projetos!!

O início do projeto ocorre quando surge uma série de atividades a serem executadas com a finalidade de atender a um objetivo. Dessa forma, as empresas procuram estabelecer estratégias que as mantenham no mercado e que lhes permita crescer. Assim, o projeto exige esforço de pessoas visando atender os objetivos propostos e chegar a um resultado comum: a execução do projeto com êxito.
Segundo Kerzner (2010), os executivos começaram a perceber que as empresas deviam ser mais dinamizadas, ou seja, elas devem poder se reestruturar de forma mais rápida conforme as mudanças de mercado.

O gerenciamento do projeto está presente nas organizações como forma de organizar e sistematizar os processos, a fim de gerar e manter a vantagem competitiva da empresa, pois através do gerenciamento, do projeto a qual se propõe, sendo executado de forma ágil, inovadora e desafiadora mesmo sendo uma atividade temporária com começo, meio e fim programados.
Para sabermos ao certo todas as etapas que serão desenvolvidas, precisamos definir o escopo do projeto. Kerzner (2006) define escopo como sendo a soma de todas as energias necessárias que fazem parte do projeto, incluindo todos os produtos, resultados esperados e serviços executados. Assim, podemos criar um planejamento adequado, preciso, a fim de obter as informações mais relevantes do projeto a ser desenvolvido e assim, evitar incertezas que levam à oneração do projeto.
O ciclo de vida do projeto está divido em cinco etapas:
· Iniciação: estabelecer a fusão entre as empresas A e B, para assim criar um dos maiores grupos em atividade no âmbito nacional e mundial respectivamente, sem perda de postos de trabalho ou onerações à comunidade.
· Planejamento: garantir que o escopo seja efetuado em sua plenitude; analisar as empresas A e B a fim de reconhecer suas características internas para garantir a transição entre o corpo funcional da melhor forma possível; analisar as estruturas físicas para promover as adequações necessárias; garantir que a participação societária e acionistas tenham seus direitos preservados; analisar as melhores formas de penetração no mercado com a oferta de novos serviços e produtos.
· Execução: executar de forma linear os objetos planejados para incorrer junto ao CADE sanções que possam prejudicar a fusão entre as empresas, sem que haja necessidade de novos investimentos ao que fora planejado para o desenvolvimento do projeto.
· Controle: assumir responsabilidades sobre o cronograma do projeto, a fim de garantir a execução das atividades com eficiência e eficácia desejada, de forma tal onde for detectado uma anormalidade na execução, possa permitir uma ação corretiva ou preventiva no mínimo espaço de tempo possível.
· Finalização: fechamento do trabalho dentro das ações propostas e ser auditada interna e externamente.
A formação da equipe de trabalho é de vital importância e é constituída por pessoas e passos que levarão o projeto a correta execução. Segundo Menezes (2003), ao longo do desenvolvimento do projeto as pessoas envolvidas é que garantirão um corpo forte de trabalho e seu constante envolvimento para garantir o comprometimento com relação às pretensões aos resultados esperados do projeto.
A formação da equipe é um fator muito importante para o desempenho do projeto como um todo. As pessoas relacionadas para o desenvolvimento, a interação e objetivos intrínsecos ao relacionamento sustentarão a eficácia do projeto.

REFERÊNCIAS:
              MENEZES, Luís C. M. Gestão de projetos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
              KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2010

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Pequeno ensaio sobre Gestão de Projetos!!
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pequeno ensaio sobre Gestão de Projetos!!

O início do projeto ocorre quando surge uma série de atividades a serem executadas com a finalidade de atender a um objetivo. Dessa forma, as empresas procuram estabelecer estratégias que as mantenham no mercado e que lhes permita crescer. Assim, o projeto exige esforço de pessoas visando atender os objetivos propostos e chegar a um resultado comum: a execução do projeto com êxito.
Segundo Kerzner (2010), os executivos começaram a perceber que as empresas deviam ser mais dinamizadas, ou seja, elas devem poder se reestruturar de forma mais rápida conforme as mudanças de mercado.

O gerenciamento do projeto está presente nas organizações como forma de organizar e sistematizar os processos, a fim de gerar e manter a vantagem competitiva da empresa, pois através do gerenciamento, do projeto a qual se propõe, sendo executado de forma ágil, inovadora e desafiadora mesmo sendo uma atividade temporária com começo, meio e fim programados.
Para sabermos ao certo todas as etapas que serão desenvolvidas, precisamos definir o escopo do projeto. Kerzner (2006) define escopo como sendo a soma de todas as energias necessárias que fazem parte do projeto, incluindo todos os produtos, resultados esperados e serviços executados. Assim, podemos criar um planejamento adequado, preciso, a fim de obter as informações mais relevantes do projeto a ser desenvolvido e assim, evitar incertezas que levam à oneração do projeto.
O ciclo de vida do projeto está divido em cinco etapas:
· Iniciação: estabelecer a fusão entre as empresas A e B, para assim criar um dos maiores grupos em atividade no âmbito nacional e mundial respectivamente, sem perda de postos de trabalho ou onerações à comunidade.
· Planejamento: garantir que o escopo seja efetuado em sua plenitude; analisar as empresas A e B a fim de reconhecer suas características internas para garantir a transição entre o corpo funcional da melhor forma possível; analisar as estruturas físicas para promover as adequações necessárias; garantir que a participação societária e acionistas tenham seus direitos preservados; analisar as melhores formas de penetração no mercado com a oferta de novos serviços e produtos.
· Execução: executar de forma linear os objetos planejados para incorrer junto ao CADE sanções que possam prejudicar a fusão entre as empresas, sem que haja necessidade de novos investimentos ao que fora planejado para o desenvolvimento do projeto.
· Controle: assumir responsabilidades sobre o cronograma do projeto, a fim de garantir a execução das atividades com eficiência e eficácia desejada, de forma tal onde for detectado uma anormalidade na execução, possa permitir uma ação corretiva ou preventiva no mínimo espaço de tempo possível.
· Finalização: fechamento do trabalho dentro das ações propostas e ser auditada interna e externamente.
A formação da equipe de trabalho é de vital importância e é constituída por pessoas e passos que levarão o projeto a correta execução. Segundo Menezes (2003), ao longo do desenvolvimento do projeto as pessoas envolvidas é que garantirão um corpo forte de trabalho e seu constante envolvimento para garantir o comprometimento com relação às pretensões aos resultados esperados do projeto.
A formação da equipe é um fator muito importante para o desempenho do projeto como um todo. As pessoas relacionadas para o desenvolvimento, a interação e objetivos intrínsecos ao relacionamento sustentarão a eficácia do projeto.

REFERÊNCIAS:
              MENEZES, Luís C. M. Gestão de projetos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
              KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário